O projeto ITES teve início em 2007, através da agência técnica Italia Lavoro, ligada ao Ministério do Trabalho Italiano. Com a Conferenza dei Giovani Italiani nel Mondo, realizada em dezembro de 2008, na cidade de Roma, a idéia de criar uma rede de oportunidades para favorecer o crescimento do mercado de trabalho e emprego aos jovens da comunidade italo-brasileira, ganhou ainda mais força. Para isso foi desenvolvido o portal Italiani in Brasile, oferecendo às empresas, a possibilidade de buscarem profissionais ou estabelecerem parcerias com as quais possam estruturar seus projetos, a possibilidade de se cadastrarem, passando assim, a fazer parte de seu corpo institucional.
O portal também se constitui como um espaço disponível aos jovens da nossa comunidade para cadastrarem seus currículos, promoverem suas atividades e serviços, bem como para divulgação de editais de concursos, anúncios de cursos de formação, notícias da comunidade italiana no Brasil, cases de profissionais e outras ferramentas que visam à consecução de seus objetivos.
Nestes anos, no Estado de São Paulo, o ITES vem desenvolvendo um programa com o objetivo de implementar um sistema de questionamento orgânico para desenvolver e consolidar serviços de recursos humanos e de formação e informação direcionada aos nossos jovens compatriotas residentes nos países da América do Sul, incluindo o Brasil.
A partir de 2010, o projeto passa a ser gerenciado por uma rede de organizações italianas (associações, patronatos e outras) estabelecidas no Brasil, e que assumirão os encargos atribuídos à agência Itália Lavoro, dando continuidade aos serviços voltados aos jovens de origem ítalo-brasileira, com base nas necessidades destes em nosso território, além do apoio para toda comunidade italiana no Brasil.
Objetivos no Brasil:
- Promover e organizar a rede de serviços para formação e trabalho de italianos e ítalo-brasileiros, através do network nacional para ocupação.
- Experimentar ações de política ativa do trabalho com vistas a melhorar os recursos de ocupação dos italianos, facilitando os processos de qualificação e promovendo oportunidades de integração com o mercado.
- O projeto empenha-se concretamente em contribuir para reforçar a capacidade da comunidade de produzir ocupação, novas empresas, alta qualificação profissional e uma maior integração com o mercado de trabalho local, mediante uma ampla parceria com as representações locais da comunidade e as organizações que atuam com os italianos no exterior.
- Estimular sinergias que alimentem virtuosamente novas iniciativas de projetos entre a rede criada.
- Difundir e colocar à disposição da comunidade italiana no exterior, metodologias, instrumentos e serviços de acompanhamento ao trabalho.
- Promover ações de aprimoramento, qualificação, treinamento e formação profissional.
Nessun commento:
Posta un commento